quarta-feira, 3 de outubro de 2007

"There Will Be Blood": o melhor filme do ano?

Depois de meia década longe das telonas, Paul Thomas Anderson ("Magnólia") volta ao cargo de diretor com "There Will Be Blood". "Blood" só chegará aos cinemas americanos em dezembro, mas, durante sessão especial realizada na última quinta-feira (27) à noite, o longa finalizou o Fantastic Fest 3 e já arranca ótimas críticas do público. O blog da Variety arriscou: "Pode facilmente ser o melhor do ano". O festival ocorreu na cidade de Austin, no Texas.
Baseado em "Oil", novela de Upton Sinclair, e com roteiro do próprio diretor, a produção conta a história do minerador Daniel Plainview. Homem solitário, não gosta de pessoas e trata todos como ignorantes e preguiçosos. Plainview se torna cada vez pior à medida que sua fortuna aumenta. Anderson mostrará como a entrada do petróleo na economia dos EUA, no fim do século XIX, alterou a vida das pessoas. Desde os mineradores e fazendeiros que perderam suas terras até os compradores das terras, empolgados com a nova forma de ganhar dinheiro.
O ator inglês Daniel Day-Lewis (foto - “Gangues de Nova York”) faz o personagem principal e foi muito elogiado pela crítica e platéia presentes na exibição. Além de Lewis, Paul Dano (“Pequena Miss Sunshine”) está no elenco como Eli Sunday. Johnny Greenwood, guitarrista do Radiohead, compôs a trilha sonora. A trilha sempre foi uma parte importante nos filmes de Anderson e aqui não é diferente. Curiosamente, há 15 minutos no início sem diálogo algum, apenas com a trilha de Greenwood.
“There Will Be Blood” tem uma longa duração, de aproximadamente 2h40min. A previsão de chegada da fita aqui no Brasil é para março do próximo ano.


Nenhum comentário: