segunda-feira, 17 de setembro de 2007

"Tropa de Elite" esse está prometendo polêmica

O polêmico filme “Tropa de Elite” acaba de ganhar o primeiro pôster e trailer oficial. Ambos podem ser vistos na ficha técnica do filme no Cinema com Rapadura. Basta clicar aqui. Ao final do trailer, surgem os dizeres “o verdadeiro e ainda inédito ‘Tropa de Elite’”, em referência às cópias piratas e não finalizadas da produção que circulam nas ruas do Rio de Janeiro.


O diretor José Padilha (“Ônibus 174”) faz questão de frisar que a cópia vendida nos camelôs e disponível para download na Internet não corresponde ao filme como foi concebido por ele e a versão que chegará aos cinemas no dia 12 de outubro é outra completamente diferente. A luta contra a pirataria, que segundo estimativas fez mais de 1,5 milhão de espectadores, ganhou a moda como aliada. Camisetas com os dizeres “eu não vi ‘Tropa’ pirata” foram concebidas pelos designers Pedro Cardoso e Ricardo Brautigam para serem lançadas e distribuídas no Festival do Rio. O festival que começa no próximo dia 20 marca a estréia oficial do longa.


Brautigam conta que existe a possibilidade de uma segunda camiseta aparecer com a seguinte inscrição: “Vi a cópia pirata, mas vou ao cinema”. Enquanto a estréia em circuito aberto não acontece e as expectativas quanto ao prejuízo ou não da pirataria no número de ingressos vendidos não são sanadas, “Tropa” vem causando furor também no Batalhão de Operações Especiais (Bope). Alguns oficiais tentaram impedir que a fita fosse lançada, mas, na semana passada, uma juíza negou o pedido.


A película conta a história de dois amigos de infância, Neto e Matias, que realizam o sonho de infância e tornam-se policiais militares, dividindo o tempo entre as operações nos morros cariocas e as aulas em uma faculdade particular. Decepcionados com a instituição, entram para o Bope. Após a morte de um deles, o outro se tornará um verdadeiro policial do Batalhão.


Nenhum comentário: